Notícias

Fiscais encontram trabalhadores em condições de escravidão em SC

Ministério do Trabalho encontrou irregularidades no sul do estado.

Agentes chegaram aos locais depois de uma denúncia.

O Ministério do Trabalho encontrou funcionários de propriedades rurais em situação semelhante à escravidão no sul de Santa Catarina. Os agentes chegaram aos locais depois de uma denúncia.

Imagens feitas pelos auditores mostram a precariedade do alojamento. No chão, espumas sujas e gastas eram usadas como colchões. Além disso, havia muita sujeira, fios expostos e frestas nas paredes.

Dez trabalhadores rurais moravam no local vindos do Paraná, Rio Grande do Sul e Maranhão. Eles trabalhavam em uma plantação de batatas e as condições de trabalho também não eram adequadas.

Segundo a auditoria do Ministério do Trabalho, o proprietário da plantação se recusou a regularizar a situação dos trabalhadores, por isso, deve responder a processos civil e criminal por três delitos: aliciamento, sonegação de informações ao governo e trabalho escravo.

Na fiscalização no sul do estado, os auditores também encontraram 22 paraguaios trabalhando em situação irregular. Eles estavam em uma plantação de fumo na cidade de Sombrio.

A Polícia Federal foi até o local, multou o dono da fazenda em mais de R$ 65 mil e ordenou que os estrangeiros deixam o Brasil.

 

Por: Denise de Medeiros

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo