Notícias

Produtores de soja aproveitam a chuva para retomar o plantio em MS

Trabalhos estavam parados há três semanas por falta de umidade no solo.

Atraso já reflete no planejamento do cultivo do milho safrinha no estado.

Em Mato Grosso do Sul, depois de alguns dias de chuva, os agricultores retomaram o plantio da soja, mas a volta da estiagem já preocupa.

Com a umidade do solo acima dos 50%, as máquinas voltaram para as lavouras em Campo Grande. Depois de 20 dias de estiagem, os produtores aproveitam para acelerar o plantio.

É o caso de uma fazenda que tem 2,6 mil hectares destinados à cultura. O gerente Jair Corrêa explica que deveria ter começado o plantio há três semanas e o período de seca não deve afetar apenas a safra da soja.

A estiagem prolongada provocou mudanças no planejamento da fazenda. Com o atraso no plantio da soja, o cultivo dos 300 hectares de milho safrinha, que estava previsto para começar em fevereiro, precisou ser cancelado.

A decisão foi tomada porque não haveria mais tempo hábil para plantar o milho dentro do período indicado no zoneamento agrícola da cultura. A fazenda usa o milho como ração para bovinos e Jair explica que agora terá de comprar a matéria-prima de outros produtores.

Segundo a Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul), a estiagem causou uma situação atípica: nunca se demorou tanto para plantar a soja no estado.

Leonardo Carlotto, analista da Famasul, explica ainda que a falta de chuva pode afetar a produtividade das lavouras, situação parecida com a que enfrenta o estado de Goiás. Assista ao vídeo com a reportagem completa e veja que o atraso no plantio da soja já afeta a programação da semeadura do milho, daqui a três meses.

 

Por: Flávia Galdiole

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo