Notícias

Aveia deve ter queda na safra por causa do excesso de chuva no RS

Rio Grande do Sul é um dos principais produtores do cereal no país.

Colheita deve ser 20% inferior ao que era estimado. A aveia deve ter queda na safra por causa do excesso de chuva no Rio Grande do Sul. O estado é o principal produtor do cereal.Airton dos Santos, de Passo Fundo, no norte do estado, vai colher apenas cinco dos 40 hectares plantados. No restante, a qualidade dos grãos ficou comprometida por causa do excesso de umidade e eles não podem ser aproveitados.

No estado, a estimativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) era de uma colheita de 350 mil toneladas do cereal, mas o número deve ser 20% menor.

O cultivo da aveia no Rio Grande do Sul vive duas situações: de um lado, lavouras atingidas pelo excesso de chuva e com previsão de perdas. De outro, plantações que se desenvolveram bem e podem ter recorde de produtividade.

É o caso da lavoura de José Strasburg, em Santo Antônio do Planalto, a 100 quilômetros de Passo Fundo, que não foi tão atingida pela chuva. O agricultor destinou 110 hectares de terras para o cultivo do cereal e espera colher até 60 sacas por hectare. Ele, que antes plantava trigo, diz que a aveia foi uma aposta de plantio de inverno que deu certo.

O agricultor vende a saca de 60 quilos por R$ 24. A aveia é destinada à indústria de alimentos e também de rações.

 

Por: Éder Calegari

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo