Notícias

Além da seca, calor causa perdas na produção de hortaliças de SP

Alface não resistiu às altas temperaturas e foi para o lixo.

Em muitas propriedades, o prejuízo foi grande.

A falta de chuva significativa não é o único problema para os agricultores de São Paulo. O forte calor das últimas semanas causou perdas na produção de hortaliças no oeste do estado.

Um amontoado de folhas murchas. Cerca de 2 mil pés de alface hidropônica foram inutilizados em uma propriedade em Martinópolis por causa do calor e do sol forte das últimas semanas.

“A temperatura ambiente para a planta se dar bem deve ser de 24, 30 até 40 graus, no máximo, mas durante dois dias, fez 48 graus aqui dentro e e 41 lá fora. Aí cozinhou toda a planta e morreu a maior parte”, explica o produtor Paulo Roberto Alves da Silva.

Para se ter uma ideia do calor, a temperatura da solução nutritiva, única fonte de energia das plantas, que fica em média em 25 graus, chegou a 38 em pelo menos dois dias, ou seja, mais de 10 graus acima do ideal.

A estufa agora está vazia e o que seria a segunda colheita de Paulo, agora dá um prejuízo de quase R$ 4 mil.

Sérgio Guilherme também contabiliza os prejuízos da lavoura de hortaliças em Álvares Machado. As alfaces americanas ficaram com folhas queimadas e ele perdeu 40% da produção nas últimas semanas. Nem a irrigação deu conta do calor.

Agora está difícil para o produtor pensar em investimentos. “Eu nunca vi um calor como o que fez estes dias. A gente já investiu bastante em muda, adubo, mão-de-obra e foi tudo para o descarte, trazendo prejuízos”, lamenta.

 

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo