Notícias

Falta de chuva castiga pequenos agricultores da região norte de GO

Seca prejudica lavouras e o gado está morrendo de fome e sede.

Falta água até para o consumo humano.

A seca prejudica lavouras e criações no norte de Goiás. O gado está morrendo de sede e fome e em alguns assentamentos, falta água até para o consumo humano.

O assentamento Anita Matuano, fica a 25 quilômetros de Bonópolis, no norte de Goiás, onde a falta de chuva castiga os pequenos agricultores. Há mais de três meses não cai uma gota sequer na região e mais de 20 famílias não têm água para tratar os animais, nem para o consumo próprio. A situação está cada vez mais precária.

Para conseguir água, os pequenos agricultores precisam caminhar até uma represa que fica a aproximadamente três quilômetros das residências, uma rotina cansativa e que já dura mais de 90 dias.

As famílias que criam gado estão fazendo o remanejamento do rebanho porque a seca já consumiu toda a pastagem. Mais de 20 vacas morreram de fome na última semana e para evitar mais prejuízos, os pequenos produtores precisam vender os bois. “O jeito é vender para ver se recupera pelo menos um pouco do dinheiro que foi investido no gado”, diz o criador Leonardo da Silva.

 

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo