Trabalho se estende noite adentro em algumas lavouras do estado.
Estimativa é de crescimento de 5% na área plantada com o grão em MS. Os agricultores aproveitam a volta da chuva para plantar a safra de soja em Mato Grosso do Sul. Para aproveitar a umidade do solo, o trabalho se estende noite adentro em algumas propriedades do estado.
Na fazenda em Campo Grande, onde há áreas em que as plantas já nasceram, a semeadura deve continuar até o final de novembro. As chuvas dos últimos dias na região central do estado ajudaram os agricultores. Para aproveitar a umidade do solo, os trabalhos começam cedo e seguem até a noite.
O agricultor Matheus Toquetto explica que a área destinada ao cultivo é a mesma do ciclo passado, com 2,2 mil hectares. Para evitar surpresas com o clima, o produtor apostou na diversificação de variedades. “Eu estou plantando 30% de soja precoce, 30% de tardia e 30% de média. Estou escalonando um pouco o plantio por causa de clima mesmo, para não ter um risco só”, diz.
Mas os custos de produção aumentaram quase 20% nesta safra. Agora, o agricultor espera ter um incremento na produtividade para compensar os investimentos. A Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul estima um crescimento de 5% na área plantada com soja no estado.
Fonte: Globo Rural
