O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Alagoas participa, nesta terça-feira, 23, na Embrapa, do Grupo Técnico de Trabalho que trata do Plano de Manejo e Combate à Praga Helicoverpa Armígera.
No encontro serão realizadas avaliações sobre o andamento das ações do plano de supressão para combate à lagarta, informes sobre a instalação de armadilhas e seu monitoramento, além de outros assuntos relacionados ao combate à praga.
Essa será a oitava reunião do Grupo Técnico de Trabalho. Além das reuniões, o grupo tem promovido diversas ações como capacitações de técnicos, produtores e pessoas ligadas ao comércio de produtos agrícolas. Algumas capacitações direcionadas a instrutores do SENAR Alagoas, para que eles atuem como agentes multiplicadores, trabalhando assim, diretamente com o produtor rural, contribuindo para evitar maiores prejuízos.
A praga
A Helicoverpa Armígera é uma praga que chegou ao Brasil em 2012 e tem causado devastação por onde passa. Além de bastante resistente aos diversos climas do país, ela é altamente destrutiva e se espalha rapidamente, atacando diversas culturas.
Em Alagoas, os primeiros focos da praga foram registrados no segundo semestre do ano passado nas cidades de Arapiraca e Limoeiro de Anadia. Este ano, os municípios de Coruripe e Igreja Nova registraram focos da praga.
Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR Alagoas
