Notícias

Avicultores usam alternativas para reduzir o calor em granjas de SP

Criadores instalam sistema de ar condicionado em propriedades de Bastos.

Com o calor, a redução nos aviários pode chegar a 5%. O forte calor dos últimos dias prejudicou a produção de ovos em Bastos, São Paulo. Os avicultores buscam alternativas para enfrentar as altas temperaturas. Um dos criadores da região usa sistema de ar condicionado para deixar o clima ameno na granja.

Sempre que o termômetro chega perto dos 30º, o dono da granja em Bastos, no centro-oeste paulista, pede que a fábrica produza uma ração mais concentrada para alimentar as aves.

“Isso ajuda a ave a conviver com o calor. Se substitui o sal da ração por bicarbonato de sódio, o que ajuda no processo de troca de calor corporal da ave. A ave não tem poros. Ela troca de calor somente pelo bico, pela respiração”, explica o criador Cristian Maki.

Mesmo tomando todos os cuidados, há queda na produção de ovos em dias mais quentes. A redução nos aviários pode chegar a 5%. Além disso, o tamanho dos ovos diminui. Em vez dos tipos jumbo e extra, a produção se concentra nos tamanhos médio e grande.

Ondas de calor em pleno inverno significam menos lucro para o produtor. Nos últimos anos, donos de granjas têm apostado em galpões mais amplos. O teto mais alto facilita a circulação do ar e diminui a temperatura.

Outra medida, um pouco mais cara, é a instalação de ar condicionado. Tudo é controlado por uma cabine. O painel informa a temperatura do ar, a umidade e até a sensação térmica dentro das granjas. O custo é de R$ 15 por ave, com aumento de 50% se comparado à construção de um galpão convencional. Os criadores que implantaram o sistema dizem que vale a pena fazer o investimento.

“O investimento é alto. Mas, comparando com o sistema convencional, sai um pouquinho mais caro, mas compensa por motivo que você tem maior produtividade de ovo, maior tamanho de ovo e mais controle de moscas. Não tem esse tipo de problema”, avalia Joel Batista, encarregado da granja.

 

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo