Os altos alojamentos mensais verificados nos últimos 11 meses (julho de 2013 a maio de 2014) elevaram consideravelmente o volume de pintainhas de postura alojadas. E, consequentemente, da produção de ovos.
O volume médio mensal alojado nesse período foi de quase 8 milhões de cabeças, mais exatamente 7,980 milhões. Nesse mesmo período anterior, o volume alojado chegou somente a 7,232 milhões de cabeças, ou seja, o volume atual representa aumento superior a 10% no período analisado.
O gráfico abaixo demonstra mais claramente o aumento verificado no setor. Nele, o volume mensal de pintainhas alojadas foi acumulado em período de 12 meses. Em maio último, por exemplo, o produtor já havia alojado 95 milhões de cabeças, volume cerca de 9,2% maior que o alojado no mesmo período anterior (junho de 2012 a maio de 2013) quando alojou o equivalente a 87 milhões de cabeças.
O crescimento é muito superior às necessidades internas de consumo. Assim, é possível que o aumento verificado seja um dos motivos do atual desequilíbrio existente no setor. Além disso, as exportações do produto permanecem bem abaixo do volume já embarcado há meses atrás.
Fonte; Avisite
