Safra de sorgo deve crescer quase 10%, chegando a 517 mil toneladas.
Principais compradores são fábricas de ração do Triângulo Mineiro.
A colheita do sorgo começa nos próximos dias em Minas Gerais e os agricultores vivem a expectativa de um bom aumento na produtividade.
A produção de João Carlos Semenzini é em Monte Alegre de Minas, no Triângulo Mineiro. Nesta safrinha, o produtor aumentou a área de sorgo de 76 para 164 hectares e agora falta quase um mês para o sorgo ficar no ponto de colheita.
O produtor Thiago Fonseca também espera uma produtividade maior este ano. “No ano passado, a safra final rendeu 65 sacos de sorgo por hectare, com utilização baixíssima de adubo. Esse ano, esperamos passar de 70 sacos”, diz. Ele tem uma propriedade em Uberlândia e diz que a melhora se deve principalmente ao fato de ter antecipado o plantio.
A safra de sorgo, em Minas Gerais, deve crescer quase 10% nesta safra, chegando a 517 mil toneladas. Os principais compradores são fábricas de ração instaladas na região do Triângulo Mineiro. Segundo pesquisadores, o interesse pelo grão tem crescido, principalmente, depois da comprovação de que a qualidade nutricional é parecida com a do milho.
“Nutricionalmente, o sorgo é extremamente semelhante ao milho porque o milho é uma fonte de energia e o sorgo também. Os dois são ricos em amido, o que acontece é que há uma pequena diferença de energia, mas isso não é problema porque quando formulamos a ração, é possível manter os níveis nutricionais com a inclusão de, por exemplo, óleo, que vai equilibrar o nível energético da ração”, explica Evandro de Abreu Fernando, veterinário da Universidade Federal de Uberlândia.
Por: Globo Rural
Fonte: Globo Rural
