A comercialização do cereal está estagnada em 2%
Apesar das fortes chuvas do fim de semana no Paraná, o plantio de trigo evoluiu 4 pontos porcentuais em uma semana, e agora alcança 70% da área prevista, mostrou nesta terça-feira (10/6) o Departamento de Economia Rural do Estado (Deral), ligado à Secretaria de Agricultura . As condições das lavouras permanecem as mesmas, com 94% da área avaliada como em bom desenvolvimento, mas ainda não refletem completamente o impacto do excesso de umidade. comercialização do cereal está estagnada em 2%.
Não houve avanço na colheita do milho safrinha, atualmente em 1%, ainda de acordo com levantamento do Deral. Em informativo diário divulgado pelo departamento, algumas áreas, como em Toledo, o excesso de umidade deve atrasar os trabalhos no campo, até o que os grãos sequem. A área em estágio de maturação e próxima do ponto de colheita avançou de 14%, na semana passada, para 22% no levantamento de ontem. A maior parte das lavouras, ou 72%, passa pelo estágio de frutificação.
No Paraná, a maior parte das lavouras de milho de inverno é colhida a partir de julho. A comercialização da safra que está no campo estacionou em 6%, enquanto a venda do milho verão avançou 2 pontos porcentuais, para 62% da produção. A comercialização da soja avançou 1 ponto porcentual em sete dias, para 64% da safra.
POR: ESTADAO CONTEUDO
FONTE GLOBO RURAL
