Cápsula de café, ou monodose, é a principal aposta do mercado no setor
Um dos eventos mais esperados da Semana Internacional do Café foi a palestra do diretor da P&A Marketing Internacional, Carlos Brando. O especialista abordou as principais tendências de consumo do café no Brasil e no mundo.
De acordo com ele, o Brasil vive um momento diferente do que se percebe no restante do mundo. “O consumo no país tende a aumentar consideravelmente nos próximos anos. Mas, ao contrário do que se percebe no mercado global, o brasileiro tende a ampliar seu consumo da modalidade arábica. No restante do mundo, principalmente nos mercados emergentes, como Rússia, China e Coreia, o aumento se dará principalmente de café solúvel, que leva em sua composição basicamente café robusta”, analisa.
A ABIC prevê algo em torno de 3% ao ano, o que significa, até 2020, um acréscimo de 5,5 milhões de sacas do produto no mercado.
Brando, um dos especialistas mais respeitados no mercado de café de todo o mundo, explica que um dos motores desse crescimento da venda do tipo arábica no país são as lojas de café e a “descoberta” do brasileiro das cápsulas. “Tal modo de consumo já é comum em diversos países. O Brasil, só muito recentemente, passou a ter representatividade nesse mercado. E, pelo perfil de consumo do brasileiro,trata-se de um mercado e tanto para as empresas”, analisa.
De olho nesse mercado, a Lucca Cafés Especiais, uma das mais premiadas empresas de venda de café moído e torrado do país, acaba de anunciar que passará a comercializar seu produto também em monodoses, ou cápsulas. “Nossa expectativa é de aumento de 100% do nosso faturamento/ano, passando das atuais 400 sacas/ano para algo em torno de 800”, afirma Luiz Otávio Souza, diretor da empresa.
A Semana Internacional do Café segue até a próxima quinta-feira, dia 12 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte. Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br.
A Semana Internacional do Café abriga a Reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e o Espaço Café Brasil, a maior feira do setor na América Latina.A programação ainda inclui rodadas de negócios, conferências, competições de baristas, palestras, workshops e seminários. A Semana é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado e Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Sebrae, OIC, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério das Relações Exteriores e Café Editora.
O evento conta com o patrocínio da Nestlé, Case, Sistema OCB/Sescoop/Ocemg, Banco do Brasil, FCStone, Sicoob e BM&F.
