Artigos

Como está à taxa de mortalidade da recria de seu rebanho?

As bezerras representam o futuro do rebanho leiteiro. Preocupações em relação a esta categoria devem estar baseadas no fato de que é preciso ter um número suficiente de animais para reposição e de que estes animais necessitam de um bom desempenho nesta fase para que, futuramente, possam expressar todo o seu potencial produtivo. Além disso, caso haja um excedente de animais para venda, excelente! Mais uma fonte de renda para a propriedade.

Artigo Rehagro Recria

Recria em rebanhos leiteiros: o futuro do sistema de produção

Os indicadores de importância na criação de animais jovens são:

Taxa de mortalidade

Ganho de peso diário

Peso a desmama

A taxa de mortalidade mostra quantos animais morreram dentre os nascidos, em determinado período. As fases da criação devem ser divididas em períodos, analisando as taxas de mortalidade em cada um deles. Geralmente calculamos a taxa de mortalidade da seguinte forma:

(Número de animais que iniciaram o período – número de animais que terminaram o período) / número de animais que iniciaram o período) X 100

 

Só não podemos esquecer de multiplicar por 100 para acharmos o valor em porcentagem. Veja um exemplo abaixo

 

Artigo Rehagro Recria

Uma vantagem de se realizar a análise desta forma é que podemos visualizar a mortalidade por cada fase da recria e com isso saberemos em qual fase estará o problema, se houver, e onde deveremos atuar.

A desvantagem é que como é preciso esperar o final do período para calcular as taxas de mortalidade, as falhas na criação só serão identificadas tardiamente.

Por isso, existe outra maneira de calcular este índice, na qual são levados em consideração quantos animais nasceram e morreram dentro de um mês. Porém, neste modo, deve-se considerar a estação do ano, que pode ser favorável (seca) ou desfavorável (chuvosa) à criação de bezerras.

Metas

Esse índice é bastante variável entre fazendas. Tem sido visto propriedades com índices de mortalidade do nascimento ao parto que vão de 8% a 25%. O ideal é trabalhar com metas de mortalidade abaixo de 8%.

No cálculo da meta, primeiramente, é preciso definir quantas novilhas devem ser recriadas em um ano e estar ciente de que a taxa de mortalidade deve ser acumulativa, sendo cada perda subtraída da meta do ano. Assim sendo, se em um mês o número de mortes foi elevado, nos meses subsequentes a soma das mortes não deve ultrapassar a meta anual.

Artigo Rehagro Recria

Importante! A evolução do rebanho está relacionada a este índice. Sendo assim, um rebanho que visa crescimento deve garantir baixas taxas de mortalidade na recria.

Existem rebanhos nos quais a taxa de mortalidade é tão elevada, que o número de animais recriados é insuficiente para a reposição das vacas em lactação. O preço médio de uma novilha com boa base genética é elevado, e cada perda eleva o prejuízo.

A recria representa um grande peso no custo de produção, mas é o futuro do sistema, pois são a garantia de reposição e de continuidade do rebanho, além de ser resultado de cruzamentos que podem melhorar a qualidade genética do mesmo. Por isso, a criação eficiente da recria é fundamental para o sucesso do sistema de produção de leite!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo