Artigos

O que seria um “jantar perfeito” para uma vaca?

Se pensarmos em um “jantar perfeito” para uma vaca, este seria capaz de permitir que o animal satisfaça suas necessidades de alimentação, descanso e ruminação. Uma vaca satisfeita irá produzir mais leite, ser mais eficiente e ser mais saudável. O ambiente perfeito para um “jantar perfeito” para uma vaca consiste em:

Uma dieta bem formulada e palatável

Disponibilidade de alimento quando o animal tiver vontade de se alimentar

Espaço de cocho suficiente que garanta que a competição entre os animais não irá limitar o consumo de alimentos

Disponibilidade de água de boa qualidade

Instalação que permita que o animal descanse

Ventilação

A lista continua, mas é claro que a disponibilidade de alimento nunca deverá ser uma barreira para um “jantar perfeito” para o animal – a porta do restaurante precisa estar aberta sempre.

Quão importante é a disponibilidade de alimentos? A motivação de uma vaca para comer aumenta após 3 horas com restrição de alimento. Pesquisadores da Universidade de Nebraska mostraram que um cocho vazio da meia noite até às 6 horas da manhã resulta em uma queda de produção de 3,5kg de leite, queda no tempo de descanso e queda no tempo de alimentação. Pesquisadores canadenses mostraram que a restrição de alimentos por 10 horas por dia reduz o consumo de matéria seca (CMS) em 1,5 kg. Um estudo utilizando 47 rebanhos com genética similar, que estavam recebendo a mesma dieta, mostrou que alimentar as vacas e permitir sobras aumenta a produção de leite em 2 kg. Quando nos mesmos rebanhos passou-se a aproximar o alimento no cocho com frequência, o aumento foi de 3,5 kg.

Colocar mais vacas que a instalação permite resulta em alteração do comportamento de alimentação e, consequentemente, em vacas consumindo menos refeições a uma velocidade mais rápida. Também está provado que quando o espaço de cocho é reduzido (menos de 60 cm de espaço de cocho/vaca), as vacas irão consumir os alimentos menos palatáveis ao invés de competir com uma vaca dominante pela dieta completa.

Outro problema muito comum é a distribuição desuniforme do alimento na linha do cocho. Quando a distribuição do alimento não é uniforme, vacas dominantes irão selecionar os alimentos mais palatáveis, o que resulta em maior competição entre os animais. Um estudo recente da Universidade British Columbia mostrou um aumento de 51% de deslocamentos no cocho e 3,5 vezes mais competição quando o alimento não foi distribuído uniformemente no cocho.

O alimento precisa ser empurrado frequentemente, pois é o comportamento natural do animal empurrar o alimento quando este esta se alimentando. Na primeira a segunda hora após a distribuição do alimento é o momento mais competitivo para uma vaca. Nesse momento, seria importante focar em empurrar os alimentos no cocho, aproximando o alimento das vacas e estimulando o consumo de alimento. Um estudo da Universidade de Arizona mostrou que empurrar alimentos a cada meia hora após as primeiras duas horas que o alimento foi distribuído resultou em um aumento de 2 kg de leite/vaca.

Portanto, uma “jantar perfeito” para uma vaca é quando esta pode ir ao cocho e alimentar-se de uma comida fresca e balanceada a qualquer hora do dia (restaurante aberto sempre), o restaurante não está lotado (baixa competição no cocho) e existem mesas disponíveis (ela pode deitar após comer). Com estes parâmetros em funcionamento, a vaca estará saudável e produtiva, o que resulta em um jantar rentável para fazenda.

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo