Artigos

O que medir em uma novilha para predizer o desempenho da mesma como vaca?

Sabemos que o crescimento e desenvolvimento de bezerras impacta o desempenho destes animais como vacas. Entretanto, muito pouco sabe-se ainda sobre quais parâmetros devem ser medidos para predizer este desempenho. Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia sumarizaram dados de bezerras, novilhas e vacas totalizando 134.469 lactações e 37.403 pesos para determinar como os tratos de crescimento de novilhas correlacionam com produção de leite e peso a maturidade. Animais foram classificados em três categorias (baixo, intermediário e alto), de acordo com sua classificação em peso corporal, altura da garupa, ganho de peso e consumo de ração. Novilhas classificadas como baixa altura de garupa produziram menos leite durante as primeiras 10 lactações (figura 1). Os animais que foram classificados em intermediário para peso corporal tiveram uma tendência de produzir mais leite durante as primeiras 10 semanas de lactação (figura 2). Em adição, novilhas com baixo ganho de peso ou baixo consumo de ração produziram vacas mais leves à maturidade. Podemos concluir que altura de garupa e peso corporal são duas medidas importantes para predizer produção de leite futura.

 

1

Figura 1 – Produção de leite durante as vinte primeiras semanas de lactação. Linha tracejada – baixa altura de garupa. Linha pontilhada – altura de garupa intermediária. Linha sólida – altura de garupa alta. Milk yield = produção de leite em libras. Weeks of lactation = semanas de lactação.

 

 

02

 

            Figura 2 – Produção de leite durante as vinte primeiras semanas de lactação. Linha tracejada – peso corporal baixo. Linha pontilhada – peso corporal intermediário. Linha sólida – peso corporal alto. Milk yield = produção de leite em libras. Weeks of lactation = semanas de lactação.

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo