Produção de arroz deve ultrapassar 30 mil toneladas em Sergipe

A produção de arroz em Sergipe deve passar de 30 mil toneladas este ano, segundo dados do O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A projeção foi divulgada nesta segunda-feira (26.12) pelo Governo do Estado. Mais de R$ 1,6 ray ban outlet milhão foram investidos no setor rizicultura para compra, entrega de sementes selecionadas e fornecimento do apoio técnico aos produtores de arroz do Baixo São Francisco.
A produtora Maria Carlinda dos Santos, de 70 anos, é um dos exemplos dos mil produtores beneficiados com a entrega de 400 toneladas de sementes de arroz neste ano. “Sinto-me honrada em dizer que não tenho filho analfabeto. Sou uma pessoa de 70 anos que conseguiu administrar uma roça de arroz, e tenho orgulho de dizer que não tenho riqueza, mais dei estudo para todos eles”, destaca.
Conforme o presidente da En Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Jefferson Feitoza, o suporte oferecido pelo governo aos rizicultores inicia na primeira etapa da produção, no momento da Rome definição das sementes a serem compradas.
“Conseguimos convencê-los que era preciso comercializar o arroz de forma organizada. Então, levamos a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) até eles e mudamos a relação de comércio. Depois disso, a região oferece preço diferenciado e a forma de pagamento mudou. Por isso, posso dizer que o Baixo São Francisco atualmente desenvolve uma produção viável e que a mudança da relação de trabalho deles foi significativa. Outro detalhe é que a produtividade [relação entre a produção e o tamanho da área] sergipana é tão alta quanto a dos estados do sul do país”, finalizou.
