– Nesta técnica, o bezerro recebe uma alimentação especial, a qual as vacas não tem acesso.
– Na concepcção inicial desta tecnologia, a maneira de permitir o acesso apenas para bezerros, era feito pela altura do último fio do cercado que separava o cocho exclusivo do bezerro. A palavra “Creep”, em inglês, significa rastejar ou “engatinhar”, sendo uma alusão ao movimento que o bezerro teria que fazer para alcançá-lo. A palavra “feeding” significa alimentação.
– O período compreendido do nascimento à desmama, é o período de maior crescimento do animal. Ele normalmente dura cerca de 7 meses, no qual o animal ganha de 25 a 55% do peso final de abate.
– Neste período de intenso crescimento, animal esta depositando preponderantemente massa muscular, ocorrendo, portanto, os melhores índices de conversão alimentar (kg de alimento consumido/kg de peso ganho).
– Além disso, pelo seu baixo Peso Vivo (PV), o consumo de ração é baixo, diminuindo o valor do investimento a ser feito. Na média ficaria em torno de 0,6% PV, limitando-se o máximo de 2kg/cab.dia.
– Apesar dos ítens acima favorecerem o uso de ração, devemos considerar que:
* O balanceamento de ração deve levarem conta as particularidades que existem para esta fase davida. Dietas mal formuladas podem até dar resultados satisfatórios em ganho de peso, a curto prazo, mas comprometerem o ganho futuro do animal.
* O fornecimento de ração visandoo bezerro com peso a desmama cerca de 20% superior ao não suplementado, só tem sentido quando inserido num sistema de produção intensivo, no qual durante todo o tempo há a suplementação. Neste sentido, ele antecipa o ganho, de formamuito mais econômica, do que seria obtido em atividades mais caras como o semi-confinamento ou confinamento.
* Caso contrário, como na recria a pasto, este ganho adicional é diluído com o tempo, chegando o bezerro suplementado e o não suplementado, ao final da recria, com pesos muito semelhantes.
* O caso acima é particularmente mais drástico quando a desmama ocorre no final do período chuvosoe início da estação seca.
* O “Creep Feeding” é tão vantajoso, quanto maior a necessidade de suplementação. Portanto ele traz mais vantagem econômica quando realizada durante a seca. Isto coincide com aEstação de Monta no outono (Maio-Junho -Julho).
* A outra vantagem da suplementaçãocom ração coincidir com a seca é que o bezerro é desmamadono período das águas, quando as pastagens tem mais abundância e melhor qualidade.Mesmo assim, continua sendo necessário que ele esteja inserido num sistemade produção intensivo, para não haver diluição na recria, como comentado anteriormente.
– Para o pecuarista que têm recria a pasto e quer melhorar o ganho dos animais neste período entre o nascimento e a desmama, usando o “Creeper”, pode fazê-lo, com bons resultados, mas utilizando-se penas de um suplemento mineral especialmente formulado para os Bezerros.
Neste caso:
* Os níveis dos minerais são diferentesdo das vacas.
* Ele deve ser muito atraente (palatável)para que os animais o consumam.
* Podem ser usados promotores de crescimento, antibióticosou probióticos que melhorem o desempenho do animal.
– Com isso, ele consegue, além de um Peso Vivo até 10% superior,desmamar um bezerro de melhor qualidade, que tem maiores chances de desenvolvimento e responderá melhor a futuras suplemen- tações.
– Como vantagens adicionais desta técnica, podemos citar:
* Os animais se acostumam desde pequenos com a suplementaçãono cocho.
* Existem indícios de melhoria produtiva das vacas,quando os animais recebem ração.
* Pode ser usado como um auxiliar para diminuiro estresse da desmama.
* Aumenta, além do Peso Vivo à desmama,a uniformidade dos animais.
– Em resumo, é uma técnica cuja adoção deve ser muito cuidadosamente estudada, levando em consideração que quando mais intensivo o sistema, maior é a chance dela realmente ser útil no aumento da confiabilidade.
Desmame Precoce
* No desmane precoce promove-se o desleitamento dos bezerros antecipadamente.
* O objetivo é que a vaca, livre do estresse da lactação, recupere um bom estado corporal, volte a apresentar cio e fique prenhe.
* O ideal é que uma vaca em sua vida produtiva tenha uma parição por ano, ou seja que seu intervalo entre partos (IEP) dure 12 meses.
* A diminuição do IEP determina um maior número de bezerros nascidos por ano com o mesmo número de matrizes, dispondo-se de maior quantidade de bezerros para recria ou venda.
* É muito importante a manutenção de uma boa Condição Corporal (CC) para o rápido retorno de cio das vacas e, portanto, maior possibilidade de prenhez.
