Notícias

5º AveFest reunirá especialistas da cadeia produtiva de aves em Santa Izabel do Pará (PA)

Santa Izabel do Pará, o berço da avicultura paraense, será palco das discussões mais importantes da cadeia produtiva de aves do Pará e do Brasil, no maior e mais importante encontro promovido pelo setor avícola. O 5º AveFest (Festival da Avicultura Paraense) será realizado entre os dias 06 e 09 de novembro, no Estádio Izabelense, no município, reunido cerca de 16 expositores e centenas de produtos e serviços em contato direto com um público que vem de todo estado e do Brasil. A estimativa é que 20 mil pessoas passem pelo evento durante os quatro dias.

Principal encontro do setor, o AveFest reúne em recinto amplo e exclusivo uma feira de negócios – na qual as principais empresas dos mais diferentes setores da indústria avícola expõem e lançam seus produtos e tecnologias. Estarão presentes representantes dos mais variados segmentos, passando pelo fornecedor de insumos e equipamentos – além de compradores, políticos, técnicos, pesquisadores, consultores, estudantes das áreas de medicina veterinária, zootécnica e agronomia, economistas e líderes de organizações importantes e outras entidades ligadas ao agronegócio.

Consolidado como o grande evento do setor avícola em 2012, quando foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará, Lei n° 7.671 de 29/10/12, sancionada pelo Governador do Estado Simão Robson Jatene, o AveFest abordará temas inovadores e atualizados com ênfase em técnicas e inovações tecnológicas que busquem otimizar a produção avícola voltada no Estado do Pará, com palestras proferidas por profissionais de alto nível. Serão abordados temas como: “A importância da água na avicultura”, com Antônio José Piantino Ferreira, da Hidroall do Brasil-SP; “Uso Estratégico de Probiótico na Avicultura Moderna, Desempenho e Sanidade”, com Matheus Silveira Resende, da Zoetis-SP; “Motivação e Empreendedorismo”, com consultores do Sebrae-PA; “Cadastramento e Licenciamento Ambiental Rural com as Adequações ao Novo Código Florestal”, com Ricardo Freire da Emater-PA. Durante a programação, os visitantes poderão também visitar o “Espaço Empreendedor”, a Feira da Agricultura Familiar e a Cadeia Produtiva da Avicultura, além do Espaço Gastronômico.

No Pará, a avicultura de corte é desenvolvida desde 1960, tendo como principais polos de produção os municípios de Santa Izabel do Pará e Santarém. O plantel paraense é o maior da região Norte, ocupando o 11º lugar no ranking nacional. A produção anual no estado está estimada em 168.500 toneladas, o que corresponde a 67,5 milhões de aves. No que se refere a avicultura de postura comercial, o plantel corresponde a 960.000 aves, e a matriz pesada 94.000 aves, todas em produção. A cadeia produtiva da avicultura possui papel relevante na segurança alimentar da população paraense, assim como, na geração de empregos, envolvendo hoje cerca de 112 mil postos de trabalho direto e indireto.

 

Fonte: Revista Produz

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo