Na semana passada (22), o Ministério da Agricultura divulgou matéria anunciando que, nos últimos 15 anos (ou seja: os primeiros 15 anos do século XXI), a produção de carne no Brasil aumentou 45%.
O que não ficou claro, pelo título, é que esse índice se refere apenas à carne bovina. Pois, consideradas apenas as três principais carnes produzidas no Brasil – bovina, suína e de frango – o incremento na produção foi bem superior, girando em torno dos 80%.
Números do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, que se baseia em informações levantadas junto aos países produtores) mostram isso. Mostram, também, que mais de 60% do aumento registrado (adicional total de 11,580 milhões/t) foi provido pela carne de frango.
A carne de frango, aliás, foi a única a registrar índice de expansão superior à média nacional, de 4% ao ano. Assim, frente ao incremento médio de 2,5% ao ano da carne bovina e de 3,8% da carne suína, a produção de carne de frango aumentou a uma média próxima de 5,5% ao ano.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…